O jovem e a sexualidade nos dias de hoje e os seus problemas

                                               Tabus sobre a sexualidade

     Quando o assunto é sexualidade uma das coisas que vem em nossa mente é tabu, mais não é o tabu só dentro de casa, mais também dentro das escolas. É impressionante vermos que em pleno século XXI ainda existe esse tipo de tabu, tanto dentro de casa como nas escolas, mais surgem perguntas como essa: por que ainda existe esse tipo de tabu nas escolas e em casa, e como pode haver uma melhora nessa situação?
    A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, pois tanto a criança como o adolescente, eles estão em um período de descobertas sobre seu corpo, e muitas duvidas surgem, e esses jovens querem as repostas eles querem saber oque está acontecendo,e porque está ocorrendo, mais eles não consegue achar as respostas assim tão fáceis, muito às vezes recorrem a amigos que assim como eles não sabem muita coisa, e também eles acabam recorrendo à internet, tudo isso por falta de comunicação tanto dentro de casa como na escola.
     Outra situação que ocorre é quando a escola tenta passar um conhecimento para os alunos sobre esse assunto a “sexualidade” e acontece uma situação lamentável, os pais indignados vem tirar perguntas com a escola, falando que eles não têm o direito de tá incitando os filhos deles á fazer sexo ou saber sobre sexualidade, isso acaba muitas vezes reprimindo os professores de tratar sobre esse assunto novamente.
É verdade que sexualidade não é uma matéria, mais é um dever da escola disponibilizar um orientador sexual, muitas vezes ele pode ser o próprio professor.
Dentro de casa esse “tabu” aumentam muito, os pais eles têm certos receios de falar com os filhos sobre esse assunto, mais eles não entendem que fazendo isso eles não estão ajudando os filhos, na verdade eles acabam prejudicando seus filhos.
Algumas das consequências da falta de comunicação tanto dentro de casa como na escola: Gravidez na Adolescência, Doenças sexualmente transmissíveis, muitas às vezes eles acabam virando pessoas homo fóbicas, tudo isso pela falta da comunicação.
 Mais é bem verdade que o conhecimento ele esta disponível, tanto pela televisão como pela internet, basta o jovem ele buscar, cavar esse conhecimento, embora que o papel dos pais e da escola de prover esse conhecimento é mais que necessário.
    Em resumo o que tem que acontecer é os pais quebrarem esse tabu que existe dento de casa, e a escola também da um suporte necessário para esse processo, à solução mais viável é os pais terem mais comunicação com seus filhos e se mostrar abertos para eles tirarem duvidas com eles, e as escola buscar outras maneiras que possa assim ajudar a os jovens a ter uma orientação sexual, pois tenhamos certeza de que quando esses tabus forem quebrados os jovens vão se beneficiar bastantes e o nosso futuro agradece.




                                                                                                                  Aldemarkes Ribeiro.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à direita;
    - Ausência de espaçamento entre parágrafos;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Texto com excesso de linhas (máximo 30);
    - Ausência de espaçamento entre a vírgula e a palavra;
    - Erros de concordância;
    - Incoerência na frase “muito às vezes...”;
    - Ausência de adentramento nos parágrafos 4, 5, e 6;
    - Uso inadequado do “mais” (4º parágrafo);
    - Erros de ortografia;

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir