A Nova Ordem Mundial



Primeiro para falar de geopolítica tem que haver um discernimento do assunto, Geopolítica  é uma demonstração de poder dos estados internacionais. Depois do fim da guerra fria e  queda da união soviética em 1991 o mundo já estava consciente que de imediato  haveria uma nova ordem e ajuste político,e assim o mundo entrou no chamado mundo capitalista.

Quando o mundo presenciou queda da união soviética, todos estavam conscientes que haveria uma nova potencia econômica. Antes do esfacelamento da união soviética o mundo via-se na chamada ordem bipolar, depois do termino dessa ordem bipolar, procurou-se um novo termo que foi dado o nome de OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que se concretizou como o maior tratado militar do planeta e assim designado o novo termo político.   

Após esse tratado o EUA passou a ser visto como uma unipolaridade, não só militarmente, mas também como economicamente  depois do fim da guerra fria um segundo termo também foi usado que foi a multipolaridade isso foi usado para indicar a soberania global do estado, a partir desse termo Multipolaridade o poder militar deixou de ser importante o que passou a prevalecer foi o poder econômico e quais foram os países que tiveram destaques econômicos? Foi o EUA, Japão e União europeia e durante década de 2000 a china tornou-se parti disso também.

E por ultimo foi usado um ultimo texto do chamado de unimultipolaridade esse termo foi usado para caracterizar uma ordem mundial, ”uni” pode significar união ou único. Isso foi feito para demonstrar o poder não só militar, mas também o político, e “multi” que pode significar múltiplo ou numeroso feito para demonstra seus muitos polos do poder econômico e assim mostrando-se uma potencia inabalável.E o poder que se mantém no sistema mundial e que o mundo girar em torno dele, é o capitalismo. Mas mesmo sendo ele estando no poder econômico ele contem seus pontos positivos e negativos, E quais são esses pontos positivos e negativos?

Os pontos positivos, esse sistema trouxe e traz um grande estimulo para quê cada indivíduo procure um modo de ganhar parte desse capital gerando seu próprio negocio rentável. E os pontos negativos são quê o capitalismo faz emergir a desigualdade social e tornando cada ser humano individualista, ganancioso e egoísta. Mas mesmo capitalismo tendo seus pontos negativos, o mundo aceitou que o capital é o poder central que move o mundo e os seres humanos.  



                                                                                                      Bruno Santos e Rodrigo
Referencias:
-http://www.brasilescola.com/geografia/nova-ordem-mundial.htm

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Início das frases afastadas da margem para cada parágrafo;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Ausência de espaçamento entre a vírgula e a palavra;
    - Parágrafo vago, solto (1º parágrafo);
    - Substantivos próprios com letra minúscula;
    - Palavras sem acento;
    - Espaçamento entre palavras (3º parágrafo);
    - Erros de ortografia;
    - Redundância (4º parágrafo);
    - Ausência de espaçamento depois da pontuação;

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir