A condição de guerra fria na Europa

          Discurso sobre  os interesses americanos 

Pra entender a atual guerra fria, é preciso ter maturidade pra enxergar que o mundo gira em torno do dinheiro, uma superpotência mundial que lutou tanto pra ter sua moeda internacionalmente oficial não aceita ser desafiada, e que a multipolaridade é real, afinal alguns países preferem não se juntar ao time que está ganhando.
O dólar é a unidade monetária dos Estados unidos da América e a moeda oficial do comércio internacional da maior fonte de renda do mundo, o Petróleo. Quase todas as compras e vendas passam pelo EUA e isso seria unanimidade se alguns países como a Rússia, Ucrânia, Síria, Irã, e china não quisessem traçar seu próprio caminho.
A Rússia é a grande órfã da união soviética e importante intermediadora em conflitos internacionais, e juntamente com a China esteve organizando a União Econômica da Eurásia, a fim de ter sua própria moeda comum independente, o que ataca diretamente as economias de Washington, a Ucrânia (também órfã da URSS) se inclinou para aderir a essa nova união, e os EUA o queria junto a OTAN, então tramou contra o governo de Yanukovich, ex-presidente da Ucrânia. As estratégias americanas para se manter no poder, são quase que inúteis contra a Rússia, que continua com laços na Ásia e, logo, as margens da de - dolarização.
Novas alianças estão nascendo e velhas rivalidades se estranhando, caminhamos para uma terceira guerra mundial? Se todos os conflitos internacionais têm um inimigo em comum, quem é o verdadeiro vilão? 

                                                                                 Lucas José
Referencias:
-A Geopolítica da Terceira Guerra Mundial - http://port.pravda.ru/mundo/11-10-2014/37457- geopolitica_terceira_guerra-0/

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Ausência de espaçamento entre parágrafos;
    - As informações deveriam ser exploradas;

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir