A degradação da família e a violência no Brasil    

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

                            A influência da família na formação do cidadão                                                                                                                                                                           
   A degradação da família esta ligada a violência pois, é o primeiro sistema no qual o indivíduo interage, onde cada membro tem uma posição e um papel socialmente definido que nos remete a proteção que é responsável pela sobrevivência física e psíquica do ser humano. Porém, nem sempre essa imagem de proteção cumpre sua função. O interior da família, lugar que tem função de oferecer cuidado e proteção pode ser palco de muitas violências.        
     A família tem o dever de proteger, educar, orientar e influenciar no caráter do indivíduo, essas influências vai contribuir para a personalidade individual de cada ser vivo. As pessoas tende a seguir uma norma socializada através do modelo de conduta e atitude das pessoas responsáveis pela sua educação. O modelo familiar influência na forma que a pessoa age quando está fora do lar, resultando em um comportamento socialmente desejável, que seus orientadores contribui para o bem-estar psicológico e a estabilidade emocional da pessoa. A falta de apoio e incentivo dos pais para seus filhos, atinge o cidadão por toda a sua vida. A convivência sadia com uma responsabilidade parental consciente deve ser incentivada para que se obtenha os resultados desejados no sentido de formação da comunidade e transformação da sociedade.
     Muitas vezes a família omite seu papel resultando na degradação da família pois, os jovens buscam fora do ambiente familiar aquilo que deveriam encontrar em seu meio, e encontra orientações que vai contribuir para má formação da personalidade da pessoa que resulta em um ser sem limites que não cumpre regras estabelecida pela sociedade contribuindo para violência do seu país. Em alguns casos a violência é intra familiar entre país e filhos que é o maior responsável de comportamento agressivo, anti-social, inclusive comportamento abusivos cometidos por jovens e adultos contribuindo para violência social.
     Realmente a família pode contribuir para delinquência. Por outro lado, ambientes familiares que observa o comportamento dos filhos e cria uma oportunidade de orientação e comunicação através do diálogo, são mais apropriados e que forma condutas reflexivas quanto a responsabilidade humana e social que todos possuem. Conclui-se que a família faz parte do desenvolvimento, ou não, de condutas antissociais nas pessoas contribuindo ou não para a violência.

 
Referências:
https://psicologado.com/…/desenvolvimento-h…/a-influencia-da familia-na-aquisicao-de-modelos-agressivos-pelas-criancas Autores: Eraldo C. Batista Benedito A. Oliveira Simone L. Pires .
http://www.noos.org.br/…/A-violencia-no-ambito-das-familias… autor : Carlos Eduardo Zuma



                                                                                        Claudia Oliveira

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Ausência de espaçamento entre parágrafos;
    - Margem desalinhada à direita;
    - Repetição de palavras;
    - Ausência de sinais de pontuação.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir