Geopolitica: A velha ordem mundial



                                     Do Mundo Bipolar á Uni polaridade.

Na segunda guerra mundial o Estados unidos da América, a URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) e a união Européia eram “Aliados” contra as potências Nazi-fascistas  do “Eixo”, e juntos prosperaram, porem, a vitoria e o fim da guerra (em 1945) não os manteve unidos, por conseguinte, o EUA passou a enxergar URSS como novo inimigo em potencial, devido ao uso de um sistema político antagônico.
A Itália, França, Áustria, Reino Unido, e Alemanha, todos na Europa, foram uns dos países envolvidos nesse conflito que terminaram não só destruídos, mas também abalados populacionalmente,  logo, duas grandes potências ascenderam expansivamente, na economia, no poderio militar e em território, os estadunidenses e soviéticos tinham sistemas sócio-políticos distintos, e disputavam a hegemonia do mundo, assim começou a guerra fria que dividiu o mundo em dois blocos denominado de ordem bipolar, de um lado o capitalismo e do outro o socialismo respectivamente.
No sistema que gira em torno do dinheiro, o sonho do burguês que detêm o capital é realizado sobre a mais-valia do trabalho proletário alienado. Além disso, no capitalismo já não se produz apenas o necessário ao consumo, pois a posse de bens em massa é o caminho desse sistema para hegemonia. Na utopia do socialismo as riquezas seriam distribuídas igualmente entre camponeses, operários, e soldados, mas, apenas se fossem organizados no único partido permitido, o comunista.
 Esses dois pólos exerciam influencia em vários países em busca de crescimento e poder, assim os Estados Unidos aplicou seu grande plano sob os panos do “Estado do bem-estar social”, o estado viria a intervir em atividades econômicas e redistribuir rendimentos, além de reconstruir a Europa ocidental, assim tornando os países capitalistas mais fortes e sujeitando-os a isolar a URSS. Com o pais em crise por volta 1980, teve fim o mundo bipolar com a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Assim os EUA se torna a maior potência hegemônica, mais futuramente começa a surgir novo atores nessa novela da nova ordem mundial.   
“Pois graças a esta autoridade que lhe é dada por cada individuo no estado, é-lhe conferido o uso de tamanho poder e força que o terror assim inspirado o torna capaz de conformar as vontades de todos eles, no sentido da paz em seu próprio país, e da ajuda mútua contra os inimigos estrangeiros...” Thomas Hobbes. Leviatã. São Paulo,1974.
     
                                                                                                         Atison Santana 
Referencias:
-http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/PontosPositivoseNegativosDoCapitalismo/30694196.html
-Sociologia para o ensino médio, Nelson Dacio Tomazi, Volume único.
-Filosofando,Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins, Int. Filosofiaia ao
-Da Guerra Fria ao fim da URSS, http://www.culturabrasil.org/guerrafria.htm

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Ausência de espaçamento entre parágrafos;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Palavras se acento.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir