Degradação Ambiental

Rosenilda Fontes 

       Efeitos da Degradação Ambiental

      A humanidade vive e enfrenta problemas ambientais desastrosos, que ocorre como grandes catástrofes, perdas, decomposição, agravamento e muita falta de recursos naturais na saúde, tendo como o fator a degradação ambiental e seus efeitos hoje. Os efeitos e os danos para a degradação ambiental começaram a surgir desde a pré-história e se aprofundaram ainda mais com as civilizações. No entanto, esses danos são feitos pelas ações dos seres humanos.
     Com tantos problemas na degradação ambiental, temos um processo no qual diminui a capacidade em que determina o ecossistema em sustentar vidas. Essas alterações biofísica que afetam o desequilíbrio ambiental modificando a fauna e a flora natural, causa perdas na biodiversidade que é integra e sadia, sendo a fonte dos serviços ambientais, que são oferecidos pela natureza.
     Mas, sendo um fator importante para a sociedade brasileira, com sua infinidade de maneiras, como por exemplo, provendo sustento, fertilizando os solos e protegendo os da erosão, purificando as águas e o ar, regulando as chuvas e os climas em geral que fornece energia e multiplica varias outras matérias e substâncias úteis, sem os quais a vida humana seria impossível.
     Temos também a poluição atmosférica, destruição da camada de ozônio, o efeito estufa, chuvas ácidas, desflorestação e entre outros. Por esse motivo, temos que tomarmos conta da consciência e da gravidade dos problemas ambientais de que podemos mudar esse conjunto de elementos no qual basta agirmos e colocarmos em prática as ações para diminuir a poluição do meio ambiente, protegendo os recursos naturais.
     A humanidade precisa se conceitualizar, incentivar e defender o meio ambiente, transformando os problemas com simples atitudes, e a colaboração de todos. Para que amanhã, em nossas futuras gerações, não termos a escassez da natureza, possuindo belas árvores, extensos rios, água doce e limpa e, o melhor, construindo um ambiente mais puro, limpo e verde.

Um comentário:

  1. Análise estrutural e gramatical do texto:
    - Margem desalinhada à direita;
    - Ausência de espaçamento entre parágrafos;
    - Tamanho de letra pequena fora dos padrões;
    - Erros de concordância;
    - Palavras inadequadas com relação à “biodiversidade”, que está sendo tratada como alguém e não como algo.
    - “Desflorestação “ palavra inexistente.

    Ecineide Soares
    Professora da Língua Portuguesa

    ResponderExcluir