Degradação Ambiental

A Sociedade e o Meio Ambiente


    Atualmente no Brasil muito se discute sobre a degradação ambiental, observa-se a cada dia o aumento de casos de poluições... Mas de fato, o que leva a sociedade a desenvolver o comportamento prejudicial para a natureza? É importante encontrar soluções para entender este problema.
    A degradação Ambiental está associada aos efeitos causados pelo ser humano, isso acontece por conta da exploração dos recursos naturais como:
  • Árvores
  • Rios
  • Etc
Além disso, outro fator que ajuda neste processo são áreas sem infraestrutura como: Obras do governo federal (Minha casa, minha vida) em Dias D'ávila, que geram impactos ambientais por ter o esgoto exposto ao rio da Nova. Onde não há saneamento básico, gera poluição da água e do solo.       Muitas vezes são os próprios moradores que geram este tipo de problemas. Outro exemplo é o polo industrial de Camaçari, que utiliza diversas substancias químicas, e pior, faz a incineração de lixos tóxicos, provocando a poluição atmosférica.
    Este tipo de ação está prejudicando a saúde das pessoas trazendo sérias consequências. Além disso, o desmatamento gera desequilíbrio ecológico e deslocamento de animais para outros ambientes ou áreas urbanas em busca de sobrevivência.
    Vivemos hoje em um ambiente onde a sociedade está totalmente acostumada a comprar objetos desnecessários, pois o consumo é a principal fonte de economia do país, é o famoso sistema Capitalista. Com isso gera muitos lixos e prejuízo ambientais. Portanto, de certa forma podemos controlar esta situação adotando algumas medidas para um desenvolvimento sustentável, porque a natureza precisa ter os recursos renováveis, as pessoas devem se conscientizar a não poluir os rios e fazer a reciclagem do lixo no local adequado. Devemos oferecer proteção ao meio ambiente, pois a economia não se pode crescer as custas da degradação ambiental.

maria Inês vieira
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos%20_leitura&artigo_id=10794&revista_caderno=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário